O ano litúrgico é composto pelo Advento, Natal, Tempo Comum primeira parte, Quaresma, Páscoa e o Tempo Comum segunda parte.
Existem também os anos ou ciclos A, B e C onde em cada ano temos um conjunto de leituras.
Também para cada período utilizamos cores litúrgicas a saber:
- Verde: Representa a nossa esperança e o crescimento espiritual (tempo comum);
- Roxo: Representa nossa necessidade de conversão e penitência (tempo da quaresma, advento, missa de corpo presente ou fiéis defuntos e no sacramento da penitência);
- Rosa: É utilizado no terceiro domingo do advento e no quarto domingo da quaresma, representa uma breve pausa, um momento para recargar as energias para continuar o caminho de conversão e penitência.
- Vermelho: Representa o fogo do Espírito Santo e o sangue derramado. É utilizado nas missas dos apóstolos, mártires, domingo de Ramos, sexta-feira Santa e Pentecostes.
- Branco: Simboliza alegria, ressurreição e vitória é utilizado nas festa de Maria e dos santos, também é utilizada no sacramento do batismo (pode em datas solenes ser substituída pelo dourado).
Celebrar cada momento e cada tempo e essencial para participarmos bem da Vida da igreja, entendermos e sentirmos os apelos de cada momento.
Cada festa tem sua importância, mais devemos valorizar e participar sem medir esforços do Tríduo Pascal, que inicia-se na quinta-feira santa na missa da Ceia do Senhor, na sexta-feira santa A Paixão e Morte de Jesus e no sábado Santo onde celebramos a Vitória da Vida sobre morte a Ressurreição de Jesus.
Para as pessoas detalhistas prestem atenção que na quinta-feria santa a missa inicia com o sinal da cruz porém a benção final só é dado no sábado de aleluia.