Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

Ano da Fé

Paz e Bem;

O Ano da Fé 2012 - 2013.

Vamos entender o que temos na imagem do Ano da Fé.




São Judas Tadeu

Paz e Bem;


    Hoje celebramos a festa de São Judas Tadeu, e não podemos deixar de conhecer um pouco mais de sua vida, sua história seu amor.....

 Sua ligação com Jesus 

 São Judas Tadeu, nascido em Caná de, na Palestina, era filho de Alfeu (ou Cleofas) e Maria Cleofas. O pai, Alfeu, era irmão de São José e a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto, Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus, tanto pela parte do pai como da mãe. Um de seus irmãos, Tiago, também foi chamado por Jesus para ser apóstolo. Era chamado de Tiago Menor para diferenciar do outro apóstolo Tiago que, por ser mais velho que o primeiro, era chamado de Maior. Judas Tadeu tinha quatro irmãos: Tiago, José, Simão e Maria Salomé. O relacionamento da família de Judas Tadeu com o próprio Jesus Cristo, pelo que se consegue perceber na Bíblia é o seguinte: Alfeu (Cleofas) era um dos discípulos a quem Jesus apareceu no caminho de Emaús, no dia da ressurreição. Maria Cleofas, uma das piedosas mulheres que tinham seguido a Jesus desde a Galiléia e permaneceram ao pé da cruz, no Calvário, junto com Maria Santíssima . Dos irmãos dele, Tiago foi um dos doze apóstolos, que se tomou o primeiro bispo de Jerusalém. José, apenas conhecido como o Justo. Simão foi o segundo bispo de Jerusalém, após Tiago. E Maria Salomé, a única irmã, foi mãe dos apóstolos Tiago Maior e João evangelista. É de se supor que houve muita convivência de Judas Tadeu com o primo e os tios. Essa fraterna convivência, além do parentesco, pode ter levado são Marcos a citar Judas e os irmãos como irmãos de Jesus (Mc 6,3). 

Citações na Bíblia 

A Bíblia trata pouco de Judas Tadeu. Mas, aponta o importante: Judas Tadeu foi escolhido a dedo, por Jesus, para apóstolo. Quando os evangelhos nomeiam os doze escolhidos, consta sempre Judas ou Tadeu entre a relação. O livro dos Atos dos Apóstolos também se refere a ele (At 1,13). Além dessas vezes em que Judas Tadeu aparece entre os colegas do colégio apostólico, apenas uma vez é citado especialmente nas Escrituras. Foi no episódio da santa Ceia, na quinta-feira santa, narrado por seu sobrinho João evangelista (Jo 14,22). Nesta oportunidade, quando Jesus confidenciava aos apóstolos as maravilhas do amor do Pai e lhes garantia especial manifestação de si próprio, Judas Tadeu não se conteve e perguntou: "Mestre, por que razão hás de manifestar-te só a nós e não ao mundo?" Jesus lhe respondeu afirmando que teriam manifestação dele todos os que guardassem sua palavra e permaneces- sem fiéis a seu amor. Sem dúvida, nesse fato, Judas Tadeu demonstra sua generosa compaixão por todos os homens, para que se salvem todos. A fidelidade, coragem e perseverança dos Doze Grandes Homens do Evangelho, contribuíram para que o nome de Jesus viesse ser o mais admirado, citado e respeitado dos nomes.


 A vida de São Judas Tadeu 

 Depois que os Apóstolos receberam o Espírito Santo, no Cenáculo em Jerusalém, iniciaram a construção da Igreja de DEUS, com a evangelização dos povos. São Judas iniciou sua pregação na Galiléia. Depois viajou para a Samaria e outras populações judaicas. Tomou parte no primeiro Concílio de Jerusalém, realizado no Ano 50. A seguir, foi evangelizar a Síria, Armênia e Mesopotâmia (atual Pérsia), onde ganhou a companhia de outro apóstolo, Simão, o "zelote", que evangelizava o Egito. A pregação e o testemunho de São Judas Tadeu, foi realizado de modo enérgico e vigoroso, que atraiu e cativou os pagãos e povos de outras religiões que se converteram ao cristianismo. Ele mostrou que sua adesão a CRISTO era completa e incondicional, testemunhando sua fé com doação da própria vida. São Jerônimo nos assegura que o Apóstolo pregou e evangelizou Edessa, bem como em toda Mesopotâmia (Pérsia). No ano 70, foi martirizado de modo cruel, violento e desumano; morrendo a golpes de machado, desferidos por sacerdotes pagãos, por se recusar a prestar culto à deusa Diana. Devido ao seu martírio, São Judas Tadeu é representado em suas imagens/estátuas segurando um livro, simbolizando a palavra que anunciou, e uma machadinha, o instrumento de seu martírio. Suas relíquias atualmente são veneradas na Basílica de São Pedro, em Roma. Sua festa litúrgica celebra-se, todos os anos, na provável data de sua morte: 28 de outubro de 70.

Curiosidades acerca de São Judas Tadeu 

Santa Gertrudes e São Bernardo de Claraval entre muitos outros Santos, também foram fervorosos cultivadores do culto a SÃO JUDAS TADEU. Santa Gertrudes escrevendo sua biografia, conta que JESUS lhe apareceu aconselhando invocar São Judas Tadeu, até nos "casos mais desesperados". A partir de então, cresceu a fé do povo na especial intercessão do Santo, principalmente nos "casos impossíveis". Certa vez, Santa Brígida estava orando, quando teve uma visão de Jesus. Este lhe disse: Invocai com grande confiança ao meu apóstolo Judas Tadeu. prometo socorrer a todos quantos por seu intermédio a mim recorrerem. Conforme conta o historiador Eusébio, Judas Tadeu teria sido o esposo nas núpcias de Caná (bodas de Caná), isso explicaria a presença de Maria e de Jesus. Devido à notoriedade de Tiago na Igreja primitiva, Judas Tadeu era sempre lembrado como o irmão de Tiago No texto grego São JUDAS é chamado LEBEU que significa: "LEB" - CORDATO, BONDOSO, OU CORAJOSO. TADEU porém, vem da palavra siríaca "THAD" que quer dizer: MISERICORDIOSO, BENIGNO. nome de São JUDAS foi muitas vezes substituído pelo de TADEU, por causa do nome de Judas Iscariotes, o traidor. Os próprios Evangelistas como São João, ao se referirem a São JUDAS TADEU, Apóstolo, diziam: JUDAS, não o Iscariotes ou o traidor. Apóstolo cujo nome lembra o "traidor" de JESUS, Judas Tadeu, teve sua devoção esquecida durante muitos séculos. Mas a Providência Divina se manifestou no momento oportuno, para exaltar as suas qualidades e notável humildade, transformando-o no querido e poderoso Santo intercessor das "causas impossíveis", que consegue junto ao CRIADOR as graças necessárias, em benefício de todos aqueles que buscam e procuram o seu inestimável auxílio.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Onde está Jesus?

Paz e Bem;

Hoje quero refletir sobre onde está Jesus? Como encontra-lo em nossos dias?

É comum em algumas rodas de amigos sempre escutarmos que fulano mudou de igreja e encontrou Jesus, que fulano descobriu Jesus na outra igreja.
Paro e penso com meus botões como encontrar Aquele que não está perdido! Como descobrir o que esta a vista de todos!
Será que as pessoas não compreendem tudo o que foi feito e é transmitido de geração em geração?


Por isso, gostaria de fazer esta reflexão para tentar de forma simples exprimir a opinião de um  amador da palavra de Deus.

Vamos lá:

Onde podemos encontrar Jesus?

Para muitos Jesus só pode ser encontrado na igreja presente unicamente na eucaristia e é verdade: " Jesus disse:: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede". (Jo 6,35)

Quando Jesus diz Eu sou, não há dúvidas de sua presença. Jesus quis e quer se fazer presente em nosso meio e escolheu se fazer presente na forma de pão. É muito fácil encontrar Jesus, Jesus esta todos os dias de braços aberto te esperando nas igrejas, basta abrir o coração e aceita-lo.
Aceita-lo é o grande desafio que precisa de conversão, humildade e coragem para Torna-lo vivo em seu dia,em meu dia. E é esta coragem que falta para muitos, coragem de aceita-lo e o testemunha-lo a qualquer custo. Pedro viveu com Jesus por um bom tempo e mesmo ele não foi capaz de aceitar Jesus: " Digo-te Pedro, não cantará o galo ante que três vezes hajas  negado que me conheces (Lc 22,34).
Mesmo Pedro pecador, homem de pouco fé Jesus não tem duvida de seu amor e carinho e o perdoa e aceita-o como bom filho.

Assim também devemos olhar para nossas atitudes e converter-nos ao seu amor e sua misericórdia.

Jesus deve ser muito mais que apenas pão, deve ser Mestre, Pai e Senhor capaz de perdoar e nos amar da forma que somos.

E nós devemos ser muito mais para Jesus não basta ficarmos somente louvando e adorando é preciso mais muito mais, e só assim poderemos dizer encontrei Jesus. Jesus Eucarístico é nosso referencial de fé, e a presença em nossa vida é a manifestação de geração em geração que Ele retornará um dia. É nosso dever ama-ló e adora-ló mais não podemos esquecer de voltar para nosso íntimo e perguntarmos onde está Jesus?

Alguns de nós farão a mesma pergunta feita a tempos atrás:" Também estes lhe perguntarão: - Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos?" (Mt 25,44)

Jesus responde: "E ele responderá: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer." (Mt 25,45)

Queridos amigos e amigas olhando com muito carinho para esta afirmação podemos concluir que encontramos Jesus. Jesus está no pobre, no viajante, na preso, na criança sem escola, na mulher sem voz e vez, no homem sem oportunidade de trabalho, no professor oprimido, no policial ameaçado de morte e no humilde. Como podemos ficar parados diante de tanta corrupção, opressão e inveja que nos impede de vermos Jesus face a face. O que é preciso para sairmos de nosso mundo fechado, tranquilo, reprimido para encontrarmos Jesus, sentando no banco da praça a espera de um prato de comida, para irmos as casas de detenção levar seu amor e seu perdão, em lutarmos por sociedade mais justa e solidária com políticas claras e objetivos visando a melhoria da sociedade, em lutarmos por uma educação digna e de qualidade onde as crianças possam aprender a ler e escrever, onde a igreja assuma seu papel de transformadora e sinal de esperança para um mundo melhor. Aí esta Jesus Vivo, presente e a espera de uma atitude sua e minha para tornar nossa sociedade melhor. 

Jesus ainda não foi encontrado? Não sabe quem é Jesus? Não sabe onde mora?

Jesus quando interrogado sobre onde morava disse "venham e vejam"(Jo 1,38-39); muitas vezes é necessário sairmos do nosso mundo e procurarmos Jesus nos lugares mais improváveis possível. Encontrar Jesus é um trabalho diário e acumulativo, é um exercício a ser vivido, é combater um bom combate.....





Agora pergunto onde está Jesus? 

Você já descobriu. 

Tenha fé e faça a sua parte. 



sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Para pensar.....

Paz e Bem;

Pense nisso......

‎"A liturgia não vive de surpresas 'simpáticas', de invenções 'cativantes', mas de repetições

solenes. Não deve exprimir a atualidade e o seu efêmero, mas o mistério do Sagrado" 

                                                                                                                                          (J. Ratzinger).