Estamos celebrando a festa de Pentecostes e infelizmente muitos ainda não compreende o verdadeiro sentido desta festa tão importante para igreja.
Ficamos muitas vezes nos apegando a alguns símbolos ou gestos que não representa o grande sentido desta festa.
Acredito que um ponto importante a ser observado é que os dons não são somente os setes citados mais todos os dons que são colocados a dispor do próximo e através destes dons encontrarmos o Cristo no próximo.
Na leitura do livro dos Atos dos Apóstolos devemos prestar atenção nos detalhes para entendermos a grandeza da vinda do Espírito Santo.
De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados At 2,2.
Neste versículo o segundo do Atos dos Apóstolos notamos a presença do Espírito Santo num sopro, um vento isso queridos deve nos remeter a narração da origem do ser humano onde Deus sopra a vida dentro do ser que acaba de criar (O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente Gn 2,7). Pensando que na festa de Pentecoste recebemos novamente este sopro deveríamos a cada ano nascermos novamente para amar e servir, perceber que o sentido da festa de Pentecoste é estar disponível a aceitar está oportunidade de mudança.
Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles At2,3.
Outro grande problema é muitas vezes não prestarmos atenção nas palavras, nesta tradução temos a narração como sendo uma espécie de de línguas de fogo, e não como muitas vezes dizemos e acreditamos línguas de fogo. O simbolismo do texto está naquilo que é muito importante para o povo daquela época o fogo que aquecia, iluminava e curava. Por isso amados o Espírito Santo é comparado com o fogo este fogo deveria nos aquecer e nos tornar mais quentes para o próximo, nos tornar mais luz para o próximo, nos tornar remédio para curar tantos e tantos irmãos que sofrem.
Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem At 2,4.
Meus queridos olhando a festa de Pentecoste com outro olhar podemos sim notar o quanto Deus é Bom e nos ama, perceber seu proposito de nos mandar o Espírito Santo para podermos começar novamente, sair de onde estamos trancados, confortáveis e seguros e nos lançarmos ao mundo que precisa de mais amor, mais fé e mais justiça.
A nossa missão é continuar a missão de Jesus por isso o próprio Jesus nos dá a missão de sairmos e anunciarmos a boa nova.
Boa Festa de Pentecoste.....................