Páginas

sábado, 11 de fevereiro de 2012

A Missa.

A Missa é composta por duas partes, cada parte é fundamental e indivisível, ou seja a Liturgia da Palavra  e a Liturgia Eucarística formam o grande mistério de nossa fé " a transformação do pão e o vinho em corpo e sangue de Jesus".

A Missa inicia-se com o comentário inicial preparando a assembléia para o grande momento. Este comentário tem o objetivo de apresentar uma visão geral do encontro dominical que esta para acontecer. O domingo é o dia do Senhor por isso a missa de domingo é unica e especial, é o momento de encontramos os irmãos e as irmãs na casa do Senhor e agradecer as maravilhas realizadas em nossas vidas, partilharmos os momentos difíceis e encontrarmos apoio e o momento onde os cristãos exercitam o amor ao próximo.

O canto inicial geralmente é uma musica relacionado com o tempo, momento litúrgico e com as leituras do dia. Infelizmente esta característica vem sendo trocada por músicas de ordem pessoal e explosivo (música de vibração, onde o eu é presente e o nós, comunidade é esquecido).

O Sinal da Cruz: é a abertura oficial do nosso encontro, o padre representante de Jesus é o responsável por congregar, reunir e abrir o encontro envocando a Trindade. É papel somente do padre abrir e iniciar a missa, nosso papel é responder ativamente deste momento com "AMÉM". Jesus é a cabeça da igreja e nós somos os membros, cada um tem um papel exclusivo dentro da liturgia. Em seguida somos acolhidos na casa do Senhor com as palavras: "que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor do Pai e a força do Espirito Santo estejam convosco. Nossa reposta é "Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo". Amados por vários motivos digo que a missa tem momentos únicos percebam a presença da palavra "convosco", indica que o padre transmite para nós a alegria de poder congregar, passar e reunir o povo em nome de DEUS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário