Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal inicia-se na quinta-feira santa. É uma missa cheia de gestos e símbolos de grande valor para os cristãos. Um dos gestos é o do serviço; Jesus Mestre e Senhor se coloca a disposição para servir os discípulos lavando os pés Jesus assume a condição de servidor, de servo disposto a tudo para servir e dar o exemplo aos seus seguidores. Um outro gesto muito discreto mais que é muito importante é  percebermos que neste dia Jesus cria o sacerdócio, "...fazei isto em memória de mim." E nesta celebração memorável ocorre a instituição da eucaristia memorial do gesto que Jesus quis fazer para Se fazer presente em nossas vida.



A sexta-feira é uma liturgia única onde nos colocamos na condição de orantes e ouvintes da palavra da Deus e nos preparamos para adorar a cruz na qual Cristo foi morto.



O sábado santo é a liturgia mais bonita de participar as leituras nos convidam desde a criação do mundo a ressurreição de  Cristo a avaliarmos nossa vida,  nossos atos e nossos ideais. A luz de que representa o Cristo entra na igreja escura e aos poucos a luz toma conta da igreja que gesto simples mais muito importante mostrando a força e a importância da união. A explosão do Glória é a nossa resposta a esta preparação de 40 dias de quaresma, aguardando este momento para louvar e agradecer a Deus.



Outro gesto simples que poucas pessoas percebem é que o tríduo apesar de três celebrações distintas estão ligadas formando uma grande celebração. Percebam que na quinta feira santa o sacerdote inicia a missa mais não dá a benção final. Na sexta feira santa a celebração das 3 horas inicia-se no silêncio da igreja e encerra-se da mesma forma. No sábado iniciamos a celebração com a benção do fogo e depois de toda a liturgia da palavra e eucaristica recebemos a benção solone de páscoa, encerrando o tríduo Pascal.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário