Paz e Bem;
Estamos para iniciar um novo ano litúrgico para nós católicos é muito importante compreender e viver com muita fé e carinho cada momento do ano litúrgico.
O ano litúrgico é o desdobramento dos diversos aspectos do único mistério pascal. Isto vale muito particularmente para o ciclo das festas em torno do mistério da encarnação (Anunciação, Natal, Epifania) que comemoram o começo de nossa salvação e nos comunicam as primícias do Mistério da Páscoa (CIC 1171).
Celebrar com alegria cada momento da nossa fé é a forma de ficarmos mais próximo de nosso criador e entender que Jesus se fez presente e nos salvou do pecado.
Partindo do tríduo pascal, como de sua fonte de luz, o tempo novo da Ressurreição enche todo o ano litúrgico com sua claridade. Aproximando-se progressivamente de ambas as vertentes deste fonte, o ano é transfigurado pela liturgia. É realmente "ano de graça do Senhor". A economia da salvação está em ação na moldura do tempo, mas desde a sua realização na Páscoa de Jesus e a efusão do Espirito Santo o fim da história é antecipado,"em antegozo", e o Reino de Deus penetra nosso tempo (CIC 1168).
O ano litúrgico é composto por três períodos A, B e C.
Para o ano A temos o evangelho de Mateus;
Para o ano B temos o evangelho de Marcos;
Para o ano C temos o evangelho de Lucas.
O evangelho de João é reservado para festas e solenidades momentos especiais da nossa fé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário