O ofertório é momento no qual devolvemos a Deus uma pequena parte de tudo aquilo que ele nos dá. Somos convidados a fazer a oferta material e espiritual em cada missa ou celebração. O gesto de levantar do seu lugar e se ofertar a Deus é um gesto simples porém muito importante dentro da liturgia. Com a modernidade este gesto vem perdendo lugar para a coleta no lugar onde coroinhas ou ministros fazem a coleta porém o ato da oferta pode ser mantido fazendo-se a procissão das ofertas com o pão e o vinho sendo conduzidos pelo povo ao altar.
Após a procissão da ofertas o padre realiza a apresentação das ofertas apesar de muitas pessoas não saberem na apresentação do pão e do vinho o padre faz duas orações que quando não há o cântico de ofertas podemos participar respondendo.
Na apresentação do pão: Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos, e para nós vai se tornar pão da vida. Nossa resposta: Bendito seja Deus para sempre.
Antes da apresentação do vinho o padre coloca uma gota d'água no cálice com vinho e diz: Pelo mistério desta água e deste vinho possamos participar da divindade de vosso Filho, que se dignou a assumir a nossa humanidade.
Na apresentação do vinho: Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação. Nossa resposta: Bendito seja Deus para sempre.
Enquanto o padre lava as mãos: De coração contrito e humilde, sejamos, Senhor, acolhidos por vós; e seja nosso sacrifício de tal modo oferecido que vos agrade Senhor nosso Deus. Lavai-me Senhor das minhas faltas e purificai-me dos meus pecados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário