Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2013

Semana Santa

Paz e Bem;

Estamos encerrando mais um período de preparação para a Páscoa, período de exercício e reflexões sobre nossa fé, nossa juventude e nossa conversão.

Após este período de exercícios chegamos a semana santa sua abertura ocorre no domingo de ramos, Jesus entra em Jerusalém, como Rei e Senhor.



Na quinta-feira celebramos: a instituição da Eucaristia, do sacerdócio e o dom do amor (serviço). Com esta celebração abrimos o Tríduo Pascal, para àqueles que participarem da missa percebam que ela inicia mais não tem a benção final. Geralmente se prolonga durante a noite em momentos de reflexões e adoração até as 15 horas da sexta-feira.



Na sexta-feira ás 15 horas revivemos a Paixão e Morte de Jesus, em todas as igrejas são organizadas estas celebrações que é marcada pelo luto (imagens de santos cobertas) e tristeza da morte de Jesus. Não se canta no inicio e no final da celebração e não há consagração neste dia, somente existe a comunhão do Corpo de Cristo consagrado no dia anterior. Geralmente são consumidas todas as partículas e o sacrário fica vazio e com luz apagada.



No sábado iniciamos a missa do lado de fora da igreja em volta de uma fogueira, o fogo é abençoado e acesso o Círio Pascal a comunidade segue a luz (Círio) em procissão para a igreja que esta as escuras, após a proclamação da Páscoa ascende-se as luzes e inicia-se a liturgia da palavra. Na liturgia da palavra deste dia memorável são feitas varias leituras e salmos, mostrando o quanto é única e especial tal celebração. Após as leituras é entoado o Glória que havia sido omitido durante todo o tempo de quaresma. Neste dia recebemos a benção solene encerrando o Tríduo Pascal.


Muitos gestos, símbolos e cânticos nos ajudam a entender a importância e a grandeza desta festa.  Aproveitemos que estamos encerrando nosso período de exercícios penitenciais e façamos desta semana uma semana única e especial. Que nossa Páscoa possa ser de encontro com Jesus.Que possamos encontrar Jesus no próximo, no carente, no humilde e no excluído.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário