A oração eucarística é composta basicamente por oito partes:
- Prefácio
- Santo
- Epiclese
- Narrativa da Instituição e Consagração
- Anamnese
- Oblação
- Intercessão
- Doxologia final
O prefácio é a abertura da oração eucarística, é uma ação de graças ao Pai pelas maravilhas realizadas em Jesus Cristo. A igreja rende graças ao Pai, por Cristo, no Espirito Santo por todas as suas obras, pela criação, a redenção e a santificação. Toda a comunidade junta-se então louvor incessante que a igreja celeste, os anjos e todos os santos cantam a Deus.(CIC1352)
Existem muitos prefácios que são utilizados conforme o tempo litúrgico, solenidade ou festas.
O Santo é o momento onde a comunidade aclama a Santidade de Deus Santo, Santo, Santo. A palavra Hosana é de origem hebraica e possui duas partes: Hoshiáh que quer dizer salva e náh que quer dizer rogo-te. É um cântico bíblico que pode ser encontrado:Is6,3; Sl 118(117) 25,26; Mt 21,9; Mc 11, 9-10;Lc 19,38; Jo 12,13.
Epiclese neste momento pedimos que envie seu Espirito Santo ou poder de sua benção sobre o pão e o vinho para que se tornem por seu poder o corpo e sangue de Jesus Cristo, e para aqueles que tomam parte n eucaristia sejam um só corpo e um só Espirito. (CIC1353)
Narrativa da Instituição, a força das palavras e da ação de Cristo e o poder do Espirito Santo tornam sacramentalmente presentes, sob as especies do pão e do vinho, o corpo e o sangue de Cristo, seu sacrifício oferecido na cruz uma vez por todas.(CIC1375)
Anamnese a igreja faz memória da paixão, da ressurreição e da volta gloriosa de Cristo Jesus, ela apresenta ao Pai a oferenda de seu filho que nos reconcilia com ele.
Oblação, a eucaristia é o memorial da páscoa de Cristo, a atualização e a oferta sacramental de seu único sacrifício na liturgia da igreja, que é o corpo dele. (CIC 1362)
Intercessão por ela se exprime que a Eucaristia é celebrada em comunhão com toda a igreja tanto do céu com da terra, e que a oblação é feita em proveito dela e de todos os seus membros, vivos e falecidos, chamando todos a tomar parte na redenção e salvação adquirida pelo corpo e sangue de Cristo. São as orações pelo Papa, bispos, presbíteros, pela comunidade que celebra pelo mundo todo e pelos falecidos.
Doxologia final "Pois vosso é o reino, o poder e a glória " retoma mediante inclusão, os três primeiros pedidos ao Pai: a glorificação de seu Nome, a vinda do seu Reino e o poder de sua vontade salvífica. Mas esta retomada então ocorre então de forma de adoração e de ação de graças, como na liturgia celeste. O príncipe deste mundo atribuirá a si mentirosamente estes três títulos de realeza, poder e de gloria, Cristo, o Senhor, os restituía seu Pai e nosso Pai, até entregar-lhe o Reino, quando será definitivamente consumado o mistério da salvação e Deus será tudo em todos. é finalizada com Amém, corroborando por este Amém que significa " que isso se faça" tudo o quanto está contido na oração que Deus nos ensinou. (CIC 2855)
Nenhum comentário:
Postar um comentário