" A diferença das cores nas vestes sagradas tem a finalidade de expressar, bem como no uso externo, a característica particular dos mistérios da fé que vão ser celebrados e o sentido da vida cristã no longo caminho em curso do ano litúrgico " (lGMR 307) . No primeiro milênio, sempre foi usado o branco natural. A partir do século XII em Roma se fixou as cinco cores litúrgicas :
A) BRANCO:
Sentido: Inocência, pureza, festa, alegria, começo de uma vida nova (batismo) , luz. Uso: Páscoa, Natal, festas e memórias da Virgem Maria, santos não mártires, Cátedral de S. Pedro e outros.
B) VERMELHO: Sentido: Sangue derramado dos mártires pela fé e por Cristo na cruz, do fogo (presença do Espírito Santo) , da força e da realeza. Uso: Domingo da Paixão e Sexta-feira Santa, Pentecostes, festa dos Apóstolos e Santos mártires.
C) VERDE: Sentido: Esperança na vida eterna que deve sempre se renovar, assim como, a natureza sempre reverdeja Uso: Tempo comum.
D) ROXO OU PRETO: Sentido: Penitência e mortificação, luto pela perda de alguém, conversão . Tempo do Advento e da Quaresma, fiéis defuntos.
E) ROSA: Sentido: Alegria pela vinda do Messias e alegria pela salvação que Cristo realizou . Uso: 3º Domingo do Advento (Gaudete) e 4° Domingo da Quaresma (Laetare).
A Igreja Oriental usa somente duas cores, o vermelho para os mortos e o branco para os outros casos.
Depois do Vaticano II, há mais liberdade no uso das cores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário