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sábado, 8 de setembro de 2012

Vasos Sagrados - Liturgia


Neste artigo estarei colocando  o nome, a descrição e a imagem dos vasos e objetos utilizados na liturgia. Espero poder ajudar-los a identificar e a entender a sua utilização dentro da nossa Liturgia.

CÁLICE: 
a) juntamente com a patena são os vasos mais importantes, onde são consagrados o pão e o vinho. 
b) O cálice tem suas raízes na Páscoa judaica. 
c) Deve ser de matéria que não absorva, no seu recipiente, os líquidos. 
d) Deve ser de metal dourado pelo menos em três partes: interior da copa, o nó central para segurá-Ia e o pé para sustentá-Ia. 
e) Seu tamanho varia de 0,18 a 0,20 cm
de altura. 
f) Ele contém um aspecto da humanidade de Jesus: o sangue. Por isso ele representa a essência da nossa humanidade que deve conter a Deus.


PATENA: 
a) No princípio, era uma bandeja grande, de qualquer material, para conter o pão consagrado.
b) Não é considerada tampa de cálice, mas pequena bandeja, geralmente dourada. 
c) Deve ser manuseada sem tocar os dedos no interior ( local da hóstia grande) , somente pelas bordas. 
d) Se for ser veiculada para fora da Igreja deve ser arranjada dentro do corporal. 
e) Pode ser utilizada para distribuir as Santas Hóstias 
f) Vem do grego "patané" = bacia.





ÂMBULA: 



a) Também chamada cibório (= tabernáculo) ou píxide (de púxis = caixa), que serve para depositar as hóstias consagradas a serem guardadas no tabernáculo ou para distribuí-Ias aos fiéis. 
b) As âmbulas que ficarem vazias devem ser purificadas 
c) Também são utilizadas para Adoração ao Ssmo.

TECA: 
a) Pequena caixa redonda, de metal, em que se colocam. as hóstias consagradas para se levar aos doentes. 
b) Em geral os ministros a levam numa bolsa de couro ou arrumada sobre o corporal.
OSTENSÓRIO:
a) Chamada também custódia, é usada para expor o Ssmo. E para bênção com o mesmo, e para as procissões eucarísticas. 
b) Foi introduzido no século XIV em vista da festa do Corpo de Deus, e no século XV a ser usado para a exposição do Ssmo. para adoração pública. 
c) Na idade média se construíam pequenas torres eucarísticas com partículas consagradas.
d) Não deve ser usado durante a Santa Missa para adoração do Ssmo. 
e) Ao ser usado pelo sacerdote, o mesmo deve estar usando capa. ou véu umeral.



CORPORAL: 
a) Sagrado linho (aprox. 50 cm de lado) que se estende sobre a toalha do altar, para depor a patena , cálice e as âmbulas na celebração eucarística e o ostensório para exposição do Ssmo. 
b) Vem do latim corpus e evoca o Corpo de Cristo. 
c) Simboliza o Santo Sudário e é o mais antigo de todos os paramentos. 
d) No século IX era a própria toalha estendida sobre o altar.






SANGUÍNEO ou SANGUINHO:
a) Pequeno pano de linho mais estreito, reservado para a purificação do cálice, da patena e da âmbula vazia após a comunhão e para o sacerdote enxugar os lábios e os dedos. 
b) É o primeiro objeto a ser arranjado no cálice.




PALA: 
a) A palavra origina-se de " palliare = esconder, cobrir; e de Upala = cortina. 
b) Quadrado forrado de pano branco e de linho, com o qual se cobre o cálice. É arranjada em cima da patena.



MANUSTÉRGIO: 




a) Chamada mappula ou guardanapo servia para enxugar os dedos e boca nos banquetes imperiais, tornando-se artigo de luxo. 
b) Pequena toalha para enxugar os dedos no ofertório.





ASPERGE:

a) Objeto de metal em forma de pequeno bastão para borrifar água nos fiéis. 
b) Em alguns casos a forma do asperge faz dele o próprio recipiente de água. 
c) Também chamado aspersório ou hissopo.


CREDÊNCIA: 
a) Mesinha que serve para acolher os objetos concernentes à eucaristia. 
b) É bom que sua altura seja inferior a do altar, e se possível, que faça parte da própria parede ou do grande banco da presidência. 
c) Deve ser posta à direita do celebrante . 
d) Se pode completar a purificação depois da comunhão.


CRUZ PROCESSIONAL :
a) Em torno de 0,30 a 0,50 cm presa a uma haste de mais ou menos 2m , de qualquer material. b) Terá a figura de Cristo morto ou ressuscitado, ou pedras que indiquem as chagas, dando-lhe o estandarte de vitória. 
c) Deve estar no presbitério por marcar o lugar dirigido pelo Vitorioso. 
d) Faz parte dos elementos principais do presbitério com o altar, ambão e sédia . 
e)Usada em procissões, missas festivas e solenidades.



GALHETAS: Também chamadas Ámula , no diminutivo. Vasos de prata, estanho ou vidro destinado à conservação dos santos óleos e do vinho e da água para a eucaristia. São mencionadas pela primeira vez no século V .




HÓSTIA: 
a) A palavra vem do latim e significa: a vitima a ser sacrificada (cf Ef 5,2 .. 1 Pd 2,5) . 
b) Delgado disco de farinha e água. 
c) Representa o pão ázimo da Páscoa dos judeus. 
d) Tem a hóstia grande da medida da patena e as pequenas chamadas partículas, que serão transformadas no Corpo do Senhor.






CÍRIO PASCAL:
a) É o Lumen Christi , o Ressuscitado, a nova coluna de fogo (Ex 13,21-22) , a luz nova. 
b) Deve ser de cera de 1 m de altura e 0,1 Ocm de diâmetro. 
c)Permanece aceso durante o tempo pascal no presbitério e no tempo comum permanece junto à fonte batismal. 
d) É usado nos batizados e exéquias.






VELA: Sinal de festa, alegria e fé e símbolo da luz e da consagração.



CASTIÇAL:
a) É base utilizada para colocar velas. 
b) A Menorá é o castiçal de origem judaica.. seu símbolo representa a luz plena, do Espírito Santo e árvore da vida.


CRUZ: Sinal de vitória após a morte de Cristo. No século V , aparecem as primeiras representações do Crucificado, e hoje é mais comum encontrarmos a imagem de Cristo ressuscitado nos altares.





INCENSO: 
a) Seu simbolismo (oração) aparece no SI 140,2 : " Como incenso suba a Ti a minha prece ". 
b) Sempre foi usado no Oriente, sendo no Ocidente habitual só no século IX-X. 
c) Incensar em forma de cruz representa uma unção para Deus e sacrifício, em forma circular tem sentido de pertença, sobre as ofertas, cadáveres etc . 
d) Após o Vaticano /I seu uso ficou facultativo. 
e) Incensam-se o altar, a cruz, o Evangeliário , as ofertas, o celebrante (reverência) , a assembléia e o próprio Cristo sacramentado (adoração) . 
f) É usual na bênção do Santíssimo , nas vésperas solenes, exéquias etc. 
g) É sinal de divindade, como foi ofertado a Cristo pelos Magos. 
h) São grãos feitos de uma goma perfumada extraída de árvores. 
i) A bênção do incenso em turíbulo é um sacramental.

NA VETA: 
a) Pequeno recipiente para guardar os grãos de incenso, é usada junto com o turíbulo . Sua forma de nave faz derivar o seu nome. 
b) É administrada pelo turiferário da esquerda, que serve o incenso por meio de uma colherinha.




ÓLEO: 
a) É sinal de força e coragem e a sua unção significa bênção , consagração, reconhecimento da parte de Deus e distinção diante dos homens. 
b) É símbolo do Espírito de Deus (Lc 4,18 ,. At 10,38) que salva e cura (o óleo dos sacramentos). O óleo impregna o corpo e o Espírito a alma. 
c) São três os óleos que o bispo benze na missa do crisma: do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos,. a serem utilizados nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação. 
d) A planta que oferece o óleo é a oliveira e a palmeira misturado com bálsamo.

SACRÁRIO: 
a) Lugar do Sagrado, para guardar as reservas da eucaristia na Capela do Santíssimo . 
b) Sua dimensão básica consiste em 0,20 x 0,20 ou 0,30 x 0,30 . 
c) Seja inamovível , construído de matéria sólida e não - transparente, e fechado (cf. CDC 938-§3) 

TURÍBULO : 
a) Defumador de metal; preso a três correntes, munido de carvão para receber o incenso. No A T seu uso era no momento do sacrifício junto ao Santo dos Santos . 
b) Cada impulso para frente dado pelo turíbulo chama-se "ductus" . Segura-se disco do turíbulo com a esquerda e com a direita o faz balançar nas correntes.
VINHO:
a) Símbolo da presença do Esposo que constitui alegria e felicidade e do Sangue de Cristo. 
b) Deve ser de uva pura e natural, sem mistura de substâncias e não deve azedar para o uso da celebração eucarística. 
c) Deve nos lembrar que nós temos sede de Deus.







PÃO:
a) É símbolo de alimento e vida e é feito de farinha de trigo pura e sem fermento. 
b) A transformação do pão no Corpo do Senhor chama-se TRANSUBSTANCIAÇÃO. 
c) Exprime, por ser alimento, a união intima entre Deus e o homem. 
d) No sentido humano significa o trabalho e a capacidade de transformar do
homem se assemelhando a Deus.






UMBELA : Pálio pequeno, semelhante ao guarda - sol.


















fonte:http://www.comshalom.org/formacao/liturgia/curso_liturgia/elementos.html e fotos diversas.

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