Páginas

sábado, 15 de setembro de 2012

ATITUDES DA ORAÇÃO LITÚRGICA

Nossa liturgia é muita rica e cheia de símbolos e momentos que durante a missa podem até parecer que não tem sentindo ou são gestos mecânicos. Por isso, somos convidados a entender cada gesto, atitude e manifestação corporal para louvar a Deus.


A) SENTADO: 

1) Atitude de recolhimento para se escutar a palavra e meditá-la e, também, de quem ensina com autoridade (Mt 5,1) . 
2) Na celebração litúrgica essa atitude deve ser observada durante as leituras (com exceção do Evangelho), durante a homilia e ofertório; se for conveniente durante o silêncio sagrado após a comunhão. 
3) O Evangelho mostra Maria, irmã de Marta, aos pés de Jesus (Lc 10,39) ; e o próprio Senhor quando esteve com os doutores (Lc 2,46) .

B ) DE PÉ:

1) É a atitude fundamental da assembléia na oração litúrgica . Exprime o respeito e a atenção diante dos atos sagrados: no canto de entrada; ao canto do Aleluia ; durante o Evangelho e a profissão de fé ; na oração universal e na oração sobre as oferendas . 
2) Exprime também a disponibilidade ativa de se estar a espera do Senhor que virá. Assim como os hebreus que comeram a Páscoa de pé , prontos para partir. 
3) É a posição do ressuscitado.

C) INCLINAR-SE:

1) É a posição para significar respeito, humildade e adoração. Atitude litúrgica normal para se receber a bênção de Deus. 
2) No Ocidente essa posição foi sendo substituída pelo ajoelhar-se. 
3) Se faz inclinação da cabeça aos nomes de Jesus e Maria e dos Santos; e o sacerdote quando profere as palavras da consagração "deu graças" . 
4) A inclinação do corpo faz-se como saudação ao altar (se não tiver o Ssmo.) ; diante de um ícone do Senhor e de Maria; em frente as sagradas espécies (antes da comunhão) ; em frente ao Evangelho.

D) AJOELHAR-SE:

1) Expressão de humildade e pequenez diante de Deus. Reconhecendo que Deus é maior que todas as coisas, inclusive maior que as nossas misérias; por isso nos rebaixamos diante da sua onipotência. 
2) É também a expressão da oração de súplica (cf At 7,59; 9,40; 20,36), de penitência e de oração intensa (Mc 14,35; Mt 36,29). 3) Na celebração eucarística essa atitude é adotada no momento da consagração das espécies. A Instrução (lGMR) não fala do ajoelhar-se no ato penitencial nem depois da comunhão.

F) PROSTRAR-SE:

1) É a imagem do aniquilamento, adoração e súplica diante de Deus. Referindo-se a Jesus no Horto, Mt e Mc expressam como "caído por terra", "com o rosto em terra". 
2) É um ajoelhar-se acompanhado de inclinação profunda que leva o rosto ao chão. Ocorre nas ordenações e na profissão perpétua dos religiosos como total entrega ao Senhor, consciente da fragilidade e pequenez em corresponder à vocação por forças próprias.

G) CAMINHAR:

1) A palavra procissão evoca um caminhar solene de um povo que se encaminha a um lugar sagrado (2Sam 6; Lc 2,41; Nm 9,10). Muitas são as procissões feitas no decorrer do ano litúrgico, e todas elas devem expressar uma assembléia de fiéis em oração, manifestando a fé naquilo que se está vivendo, dando significado ao gesto do caminhar. 
2) Essas ações devem ser realizadas com beleza (lGMR 22). 
3) Na celebração eucarística tem-se destaque processional no momento da entrada, do ofertório, do evangelho e da comunhão. Todos esses momentos é um caminhar na presença de Deus como peregrinos que se aproximam das fontes de salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário